DAEE comemora o Dia do Tietê nesta quinta

22/09/2011

Nesta quinta-feira, 22, é comemorado o Dia do Rio Tietê. Para celebrar a data, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) receberá durante a semana e também nos finais de semana aqueles que desejam conhecer um pouco mais de sua história e participar de atividades ambientais, como trilhas, observação de animais e visita ao museu fotográfico.

O DAEE lembra, especialmente para quem trabalha, que também nos fins de semana, o Parque Nascentes do Tietê permanece aberto para visitação à nascente do rio. "Será uma boa surpresa o passeio", diz o responsável pela manutenção do parque, Gastão Gonçalves.

 

Ele conta que a floresta, agora densa e aprumada, antes era só pastagem. "Com águas cristalinas e ar puro, esse recanto de Salesópolis passou por diversas modificações históricas e sociais", relembra. Hoje, tombado pelo Estado, e administrado pelo DAEE, representa "o berço do regato mais querido de São Paulo, dentro do Parque Nascentes do Tietê".

Em 1954, quando a nascente foi descoberta por meio da Sociedade Geográfica Brasileira, a área, uma chácara de propriedade particular, se encontrava devastada, fruto do corte da madeira para a fabricação do carvão e, posteriormente, para o uso da pecuária, com pastagens. Hoje, a floresta mostra-se bastante recuperada, ocupando todo o espaço do parque.

O Parque Nascentes do Tietê abre para a visitação diariamente, das 8h às 17h. A entrada custa R$ 3. O parque fica na Estrada do Pico Agudo, altura do km 6, no Bairro Pedra Rajada, em Salesópolis - a 96 km da capital.

COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados