DAE e Consórcio ARES PCJ fecham parceria para redução de perdas hídricas

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d'Oeste e a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - ARES-PCJ - realizarão estudos em conjunto visando à redução das perdas hídricas nos municípios associados à agência. O projeto, denominado Distrito de Medição e Controle (DMC), visa buscar as melhores abordagens e as metas que podem ser exigidas das empresas de saneamento básico na questão do controle de perdas.

A parceria irá contar com técnicas adquiridas na Europa, onde os diretores da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi e Carlos Roberto Gravina, estiveram reunidos com os gestores do saneamento da cidade de Saint Ambroix, na França, para obterem mais conhecimento de possíveis ações a serem testadas e aplicadas no projeto em estudo da Agência Reguladora.

"Eles (cidade de Saint Ambroix) possuem um projeto piloto parecido com o que nós iremos implantar em parceria com o DAE barbarense, e segundo estudos apresentados pelos gestores franceses, eles conseguiram reduzir de 65% pra 35% o número de perdas hídricas no município", contou Dalto Favero.

"Ficamos muito contentes e honrados pela escolha da Agência ARES-PCJ", comentou o diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan. "O DAE de Santa Bárbara foi escolhido em virtude da sua qualidade na prestação de serviços e pela seriedade dos seus funcionários na execução de suas atividades. É mais uma ação de vanguarda na região, que ocorre em Santa Bárbara d'Oeste, graças a administração do prefeito Denis Andia, que valoriza estratégias inovadoras e, acima de tudo, de respeito com a administração pública", disse. "Esse monitoramento ocorrerá em uma região selecionada, e os resultados permitirão deliberarmos, não só para nossa cidade, sobre estratégias que minimizam as perdas nos sistemas de distribuição, auxiliando as empresas de abastecimento, o DAE no nosso caso, a garantir maior segurança no fornecimento de água, com menor custo operacional. Enfim, com a redução das perdas, podemos investir recursos em outras áreas", finalizou Piovezan.

O DAE de Santa Bárbara d'Oeste prossegue com diversas obras que contribuem com o controle de perdas no município, entre elas se destaca a obra de troca de redes e adutoras do Centro, onde tubulações antigas de ferro estão sendo substituídas por tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade). O projeto da ARES-PCJ terá duração de oito meses, com monitoramento diário das perdas e aplicação de testes de ações que possam servir de modelo para redução de perdas hídricas.