Coordenação avalia positivamente a procura por inscrições para o 19º Via Crucis

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

Continuam abertas as inscrições para participação na 19ª edição do espetáculo Via Crucis, em Santa Bárbara d'Oeste, que acontece entre os dias 23 e 27 de março do ano que vem, no Centro Social Urbano. Os interessados, obrigatoriamente pessoas que tenham a partir de 15 anos de idade, devem acessar o site www.viacrucis.com.br ou comparecer a um dos seis pontos escolhidos pelos organizadores para a realização do cadastramento: Teatro Municipal ‘Manoel Lyra' e Biblioteca Municipal, ambos no Centro; Prefeitura Municipal, no Jardim Primavera; Centro Cultural ‘Profº Léo Sallum', no Cidade Nova; CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Planalto do Sol II ou no Centro Cultural ‘Edgar Tricânico D'Elboux', no Conjunto Habitacional Roberto Romano.

Via Crucis 2015 atraiu 27 mil pessoas ao Centro Social 

Urbano (Foto: Divulgação/PMSBO)
Via Crucis 2015 atraiu 27 mil pessoas ao Centro Social Urbano (Foto: Divulgação/PMSBO)

A coordenadora geral do espetáculo, Lays Ramires, faz uma avaliação positiva do número de pessoas inscritas até o momento para participação na edição de 2016. "A procura está bastante grande, bem interessante para a gente, pois, estamos recebendo inscrições de pessoas diferentes, o retorno tem sido muito bom, com nomes novos, que na grande maioria não tem experiência com o teatro, além disso, estamos realizando visitas em instituições de ensino. Até o período que começamos os ensaios ainda é possível se inscrever, aliás, não existe um prazo final, a única coisa que muda é que se ela participa desde o início, pode acompanhar todo o processo de oficinas, tendo chance de pegar um personagem com um pouco mais de destaque. Os ensaios começam em 06 de janeiro, sempre as segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h30 e, aos domingos, das 09h às 13h, no Teatro Manoel Lyra", analisou.

Lays ressalta que a seleção não é apenas de atores, mas de participantes envolvidos em todos os setores que compõem o evento. "A gente abre também para aquelas pessoas que queiram conhecer as áreas de figurino, sonoplastia, cenografia, produção, iluminação, maquiagem, pois, tudo isso é possível dentro do projeto, mas isso não acontece no primeiro momento, então, agente pede para que aqueles que têm interesse mesmo que seja apenas para esses setores, que acompanhem o processo desde o início, porque aí ela pode acumular funções de atuar e trabalhar nesses bastidores. Nossa média anual, e acredito que ela não vai mudar, entre elenco, montagem e produção, é de 200 pessoas trabalhando para elaboração do espetáculo. É importante ressaltar que não é necessário qualquer experiência em teatro nem ser ligado a qualquer tipo de religião, pois, a proposta é totalmente cultural, sem cunho religioso. Tenho certeza que vai ser um evento maravilhoso e quem participar não vai se arrepender", frisou.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d'Oeste estimou que 27,5 mil pessoas acompanharam a encenação do ‘Via Crucis' no município em 2015, número recorde entre todas as 18 edições realizadas até hoje. Segundo a coordenação do evento, ao longo dos anos, a apresentação, que acontece desde 1998, já levou 220 mil espectadores ao palco do Centro Social Urbano. A infraestrutura montada para acomodação do público dispõe de arquibancada, praça de alimentação, estacionamento privativo, saídas de emergência, ambulatório móvel, brigada de incêndio, sanitários e policiamento. Mais informações a respeito da preparação das atrações para 2016 podem ser obtidas através do telefone (19) 3012 -0797 ou pelo e-mail contato@viacrucis.com.br.