Notícias


CULTURA

31/07/2020 às 14:56:00

Com adaptações devido à pandemia, 15º Encontro Conto está on line


O 15º Encontra Conto - Encontro Regional de Contadores de Histórias, realizado pela Cia Xekmat, de Santa Bárbara d Óeste, adaptou as suas atividades de presenciais para on line. 

 

Segundo Amauri de Oliveira, um dos diretores da Xekmat, com a concordância da Secretaria de Cultura do Estado, realizadora do projeto através do Proac Editais, as mudanças vieram para garantir a realização do 15º Encontra Conto, que teve de ser paralisado na segunda semana de atividades, em março deste ano, por conta do isolamento social pela Pandemia.

 

O presencial foi substituído por atividades gravadas e editadas, pelo profissional Thiago Oliveira, com todos os cuidados de se trabalhar com distanciamento, uso de máscaras e álcool gel. 

 

Muitas atividades já estão no ar ou sendo postadas. Confira:

 

  • "Histórias da História" - visita monitorada por personagens históricos e contadores da Confraria do Conto e Cia Xekmat,  que seriam realizadas presencialmente no Museu da Imigração, mostrando um pouco da História da fundação da cidade e da vinda dos  norte-americanos para a região, agora pode ser vista e revista, com atuações dentro do próprio Museu.
  • "Caminhada Narrativa" - caminhada para pontos histórico/culturais da cidade: centro de memória, museu, nova bilbioteca, igreja matriz, praça central, prefeitura, ETA I, Museu da água, Estação Cultural, alameda dos Seresteiros - com narração de histórias nestes pontos, virtualmente por contadores de toda a região. Um pouco das histórias e curiosidades, muitas engraçadas são mostradas de forma agil e dinâmica.
  • "Histórias de Minuto"  - sequência de muitas histórias dos mais diferentes tipos, que nunca ultrapassam um  minuto, contada por contadores de toda a região.
  • 04 "Oficinas de técnicas narrativas" que aconteceriam no Anfiteatro à alunos inscritos, passou para a forma virtual com captação das histórias/oficinas e disponibilização on line. Serão mostrados a contação com sombras, o uso de bonecos, as ilustrações e as histórias e contando histórias com dobraduras, com direito à certificado aos participantes.

 

Todas as atividades continuam a ser gratuitas e abertas a todos os interessados e podem ser acessadas e acompanhadas pelo https://www.facebook.com/encontraconto.


O Encontra Conto tem a produção da Cia Xekmat, através da coordenação de Amauri de Oliveira, Roberto Isler e Renata de Paula, com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado, Ponto de Cultura Confraria do Conto, Grupo de Teatro Mirabolantes, Fundação Romi, , Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, das Secretarias de Cultura de Capivari, Nova Odessa, Iracemápolis e Limeira, Estação Cultural da Fundação Romi, AMEV e AMOBAM, imagens aéreas Augusto Bortoluci.

 


(Foto Divulgação Cia Xekmat) 

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).