Cenografia do Via Crucis começa a ser montada no CSU

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

Enquanto o elenco se prepara para dar vida aos personagens da 19ª edição do Via Crucis, a equipe responsável pela cenografia do espetáculo já está trabalhando na montagem dos palcos e adereços cênicos, que serão utilizados durante as seis noites de apresentação da peça, em março, no CSU (Centro Social Urbano). Pelo segundo ano consecutivo, a estrutura é coordenada pelo produtor artístico Kaê Payão, que define a sequência de seu trabalho após reuniões com a direção do espetáculo, responsável pela concepção da proposta cenográfica.

Além do palco já instalado no CSU, neste ano o elenco conta com outro que, diferente das edições anteriores, foi montado em estrutura pré-moldada. Nele serão realizadas as cenas da crucificação, palácio de Herodes, entre outras passagens. "Este ano optamos por uma estrutura que já é utilizada em grandes shows e eventos. A facilidade na montagem e a segurança do elenco foram os pontos mais relevantes na escolha", comentou o coordenador de marketing da peça, Evandro Felix.

Em relação à cenografia, os principais materiais utilizados são isopor, madeira, espuma, E.V.A, tecidos, fitas, folhagens e capitonê. Tudo para remeter elenco e plateia ao clima das cidades que compõem o enredo. "Neste ano, a cenografia visa trazer o arenoso e o desértico para o Centro Social Urbano, para remeter o público a um espaço poético e dramático, valorizado pela luz cênica. As inspirações são o próprio lugar onde Jesus viveu e construiu toda a sua história, além de obras de pintores que retrataram o universo vivenciado por ele", adiantou o diretor artístico da encenação, Otávio Delaneza.

Ele destacou ainda que a cenografia precisa ser muito bem estudada, para que seja funcional e ajude o elenco em sua interpretação. "Uma cenografia está para servir ao espetáculo, não é decoração ou enfeite. Ela precisa ser funcional e remeter o público e o próprio ator aos espaços onde acontece a história. Em cena, deve existir apenas o necessário para servir à concepção, para nunca atrapalhar", apontou Delaneza.

Tudo isso será acompanhado de perto pelo elenco a partir do próximo dia 28, quando os ensaios da peça passarão a ser realizados no Centro Social Urbano. O espetáculo Via Crucis é uma realização do Ministério da Cultura, Projeto Via Crucis e Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste com patrocínio da Raízen - uma joint venture entre Shell e Cosan - e Supermercados Pague Menos, além de apoiadores e produção cultural 3marias.

 

Divulgação/PMSBO
Divulgação/PMSBO