Cartão SUS pode ser feito nas 12 UBSs de SB

Por Divulgação 31/12/1969 às 21:00

Barbarenses podem confeccionar o Cartão SUS agora diretamente nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Segundo informações da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Central de Regulação, a iniciativa pode ser feita a partir da semana que vem. O objetivo é proporcionar mais agilidade ao processo de produção do documento à população.

Segundo a coordenadora da Central de Regulação, Ana Rocha, as equipes das unidades estão passando nesta semana por treinamento para o serviço. "Todas as unidades estarão aptas a fornecer o cartão diretamente aos pacientes. Em casos de urgência, emergência e internações os cartões são feitos nos Pronto Socorros e Hospital Santa Bárbara", explicou.

Segundo a coordenadora, outra novidade é o novo modelo de cadastramento na internet, disponível para que o cidadão possa verificar se já existe um número cadastrado ou realizar um Pré-Cadastro no Cartão Nacional de Saúde. "Por meio desta ferramenta, o usuário que ainda não possui ou perdeu o cartão poderá gerar o protocolo para validação em qualquer estabelecimento credenciado de saúde até que seja confeccionado o documento", explicou.