Notícias


ESCALADO

20/07/2020 às 17:16:00

Barbarense Raphael Claus apita o dérbi Corinthians e Palmeiras na próxima quarta-feira (22)


A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta segunda-feira a equipe de arbitragem que ficará encarregada pelo clássico entre Corinthians e Palmeiras, às 21h30 (Brasília) da próxima quarta-feira (22), em Itaquera, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.

O árbitro do Dérbi será o barbarense Raphael Claus (FIFA-SP), ele será auxiliado por Neuza Ines Back (FIFA) e Daniel Paulo Ziolli (FIFA). O quarto árbitro será Thiago Duarte Peixoto (CBF).

CARREIRA DE CLAUS

De família em que pai e irmão foram atletas profissionais, o pai Antônio Carlos Claus (jogou na primeira equipe profissional do União Barbarense em 1964 ao lado do Zé Boquinha que hoje é comentarista da ESPN) e irmão Niltinho Claus (centroavante e artilheiro do XV de Jaú no acesso de 1995, participou do acesso do União Barbarense em 1998 e também se destacou no Deportivo Cúcuta da Colômbia), Raphael Claus foi jogador de futebol até os 20 anos de idade. Em 2002, participou do curso de formação em arbitragem da Federação Paulista de Futebol sem ter experiência anterior de árbitro em jogos amadores.

Foi árbitro em várias partidas das divisões menores do futebol paulista durante 8 anos. A primeira partida na principal divisão do Campeonato Paulista foi no 20 de janeiro de 2010: Oeste de Itápolis 2 x 2 Monte Azul.

O primeiro trabalho em uma partida de final de competição aconteceu em abril de 2014, na decisão do Campeonato Paulista entre Santos e Ituano.

No mês de maio de 2014, a Comissão Nacional de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) credenciou Claus a aspirante do quadro de arbitragem da FIFA. Em outubro do mesmo ano, Raphael, ao lado de Luiz Flávio de Oliveira, foi confirmado como árbitro da entidade que administra o futebol mundial. Eles substituíram Paulo César de Oliveira e Wilson Luiz Seneme, árbitros paulistas que se aposentaram. Esteve como VAR na Final Histórica da Libertadores de 2018 em Madrid na Espanha entre River Plate vs Boca Juniors. Apitou a Semi Final da Libertadores entre River Plate vs Boca Juniors em 2019.

Apitou a Final da Copa Sul-americana 2019 entre Colon vs Independiente del Valle. Apitou 4 partidas no Mundial Sub 20 na Polônia 2019, incluindo a Semi Final entre Itália vs Ucrânia. Apitou a Final do Paulistão 2019 entre São Paulo vs Corinthians e a Final da Copa do Brasil 2019 entre Athletico-PR vs Internacional.

Tem sido um dos árbitros mais premiados da história do Futebol, no Campeonato Paulista esteve entre os melhores nos anos de 2011, 2012, 2016, 2017 e 2019 no Campeonato Brasileiro foi o melhor consecutivamente nos anos de 2016, 2017 e 2018.

DÉRBI

A rivalidade do clássico Corinthians x Palmeiras é motivo de disputa por títulos, jogos históricos e até por estatísticas. Após mais 103 anos do primeiro confronto disputado entre os dois, os clubes divergem na contagem geral de partidas do Dérbi da cidade de São Paulo.

Corinthians e Palmeiras voltam a se enfrentar no dia 22 de julho, em Itaquera, no retorno do Campeonato Paulista após mais de quatro meses de paralisação.

Quantos jogos foram disputados entre Corinthians e Palmeiras?

Há uma divergência sobre os números. O Palmeiras contabiliza 372 jogos, enquanto o Corinthians soma 362. Ou seja, são dez partidas de diferença.

Quem tem mais vitórias no clássico Corinthians x Palmeiras?

Nas contas do Corinthians, são 127 vitórias do Timão, 127 do Verdão e 108 empates. Nas contas do Palmeiras, são 131 vitórias do Verdão, 129 do Corinthians e 112 empates.

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).