Notícias


FUTEBOL

23/06/2022 às 11:10:00

Arquivo: União Barbarense 4 X 0 Ponte Preta, confira a Era de Ouro do Leão da Treze


Foto: Arquivo União Barbarense

O Portal SBNotícias encontrou em seus arquivos a transmissão do jogo entre União Barbarense e Ponte Preta, na manhã do domingo dia 17 de maio de 1998. Na ocasião o Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimaraes recebia a sua capacidade máxima. O Leão da Treze venceu por 4 a 0 a Macaca Campineira. Os gols foram marcados por Édson Pezinho, aos 34 minutos do primeiro tempo, Gilson Batata, aos 8 minutos do segundo tempo, João Marcelo (contra), aos 33 minutos do segundo tempo e Buião aos 41 minutos do segundo tempo.

O jogo teve a transmissão da TV Bandeirantes, a narração era de Jota Júnior, os comentários de Roberto Rivellino e as reportagens de Oswaldo Paschoal.

O União Barbarense viveu sua Era de Ouro entre o fim dos anos 1990 e início da década de 2000. Com uma sequência de acessos, o time atingiu pela primeira vez em sua história a elite paulista. O último deles ocorreu há exatos 24 anos, quando o time venceu o Noroeste e garantiu o título da Série A2.

Em Bauru, o União Barbarense tinha a missão de vencer, enquanto no outro jogo do quadrangular final a Ponte Preta enfrentava o América em São José do Rio Preto. Com nove pontos, o time campineiro liderava e precisava apenas somar o mesmo número de pontos do time barbarense.

Disputados simultaneamente, os dois jogos tiveram o mesmo placar: 2 a 0. Melhor para o União Barbarense, que marcou com Wagner Moraes e Gilson Batata e contou com a ajuda do América, que venceu a Ponte Preta. Com isso, a classificação final ficou:

1. União Barbarense – 11 pts (campeão e acesso)

2. América – 9 pts / 2 SG

3. Ponte Preta – 9pts / -3 SG

4. Noroeste – 4pts

 

Campanha - A Série A2 de 1998 teve 16 participantes, sendo que apenas um – o campeão – conquistava o acesso. Na primeira fase, os times foram separados em dois grupos de oito equipes. Foram disputados três turnos: um contra equipes do outro grupo e dois contra as equipes do mesmo grupo. As quatro equipes de melhores campanhas, independente do grupo, ao final das 22 rodadas garantiam vaga para o quadrangular final

Comandado por Vagner Benazzi, o União Barbarense teve campanha bastante sólida desde o início. Foram 10 vitórias, quatro empates e oito derrotas, somando 34 pontos. A equipe empatou a pontuação com outras quatro, mas levou a melhor no critério de desempate (número de vitórias) para ficar com a quarta e última vaga da fase decisiva.

Na fase final, o time teve o estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães a seu favor. Lá, logo na estreia, desbancou o Noroeste, que havia sido o melhor time da primeira fase. No mesmo local empatou sem gols com o América e goleou a Ponte Preta por 4 a 0, sendo esse considerado o melhor jogo da equipe na campanha.

Elite - Com o segundo acesso consecutivo – no ano anterior o time subiu da Série A3 para a Série A2 – o clube colocou Santa Bárabara D’Oeste na elite do futebol paulista pela primeira vez. Logo em seu primeiro ano, o time surpreendeu e terminou em sexto lugar. O time ainda se classificaria para as quartas de final em 2003 e 2004, antes de terminar sua primeira passagem pela elite com o rebaixamento em 2005.


COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).