Após quase um ano, Câmara de SB volta a realizar sessões presenciais, mas sem público

Por Redação com informações da CM SBO 01/03/2021 às 13:58

A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’ Oeste volta a realizar a sessão ordinária presencial no Plenário Dr. Tancredo Neves, a partir desta terça-feira (02). As sessões presenciais foram suspensas no final de março do ano passado em virtude das recomendações os órgãos de Saúde para prevenção à propagação do Covid-19 e passaram a ser realizadas por videoconferência no mês de abril.

No ano passado, três vereadores testaram positivo para o coronavírus. Primeiro foi o vereador Kadu Garçom, que chegou a ficar internado no Hospital da Unimed em Americana, depois o vereador Dr. Edmilson Ignácio, médico da rede pública municipal que não precisou de internação e por último o vereador Paulo Monaro, que também se recuperou durante o isolamento, sem necessitar de internação.

A sessão presencial desta terça-feira (02) será o segundo encontro dos novos vereadores no Plenário. Eles se reuniram presencialmente no dia 1º de janeiro, após a posse, para a eleição da mesa diretora. No dia 15 de janeiro a sessão ordinária foi retomada de forma virtual, mas vinha ocorrendo problemas na transmissão o que gerava reclamações dos próprios parlamentares.

A entrada do público continua proibida, conforme informou as assessoria da Câmara. Além dos vereadores, só poderão participar das sessões alguns servidores, equipe terceirizada de filmagem e imprensa.  A sessão contará com transmissão, ao vivo, pela rádio Santa Bárbara FM (95,9MHz), pelo site www.camarasantabarbara.sp.gov.br, e pelas páginas da Câmara no Facebook (@camaradesbo) e no Youtube (@cmsbo).  

O presidente da Câmara, vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV) , afirmou que o  retorno das reuniões em formato presencial tem sido avaliado com extrema cautela por ele e demais membros da mesa diretora, assim como o corpo técnico da Câmara. “Afinal, não é possível fazer generalizações neste processo de retomada das atividades in loco, uma vez que as câmaras municipais de cada cidade possuem instalações físicas e estruturas operacionais particulares. Além de garantir o distanciamento entre parlamentares, nos preocupamos com a segurança de servidores e equipes terceirizadas que dão apoio à realização das reuniões, com a aferição de temperatura na entrada, a disponibilização de álcool gel, o uso de máscara, a higienização frequente das dependências e a restrição do acesso ao público", afirmou.

ORDEM DO DIA: Três projetos de lei e nove moções estão incluídos na Ordem do Dia da sessão.  Inicialmente, deve ser discutido e votado o Projeto de Lei nº 05/2021, de autoria do vereador Eliel Miranda (PSD), o qual altera a Lei Municipal nº 3.642/2014, que dispõe sobre a implantação de medidas de informação à gestante e à parturiente sobre a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal, visando principalmente à proteção contra a violência obstétrica em Santa Bárbara d’Oeste.  Na sequência deve ser apreciado o Projeto de Lei nº 08/2021, de autoria do vereador Carlos Fontes (PSL), que altera o artigo 1º da Lei Municipal nº 3.917/2017, autorizando a Prefeitura a duplicar a avenida Lázaro Gonçalves de Oliveira e por último o Projeto de Lei nº 23/2021, de autoria do vereador Celso Ávila (PV), que denomina rua do loteamento Jardim das Flores em homenagem ao comerciante Miguel Gonçalez.


(Foto Arquivo Divulgação CM SBO)