Apasb realiza diversas ações na Semana do Meio Ambiente

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

A Apasb - Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara realiza programação especial referente a Semana do Meio Ambiente, ação que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Orientação à população, distribuição de mudas de mata urbana e alerta sobre o descarte irregular de lixo estão entre os assuntos prioritários da associação.

O descarte de lixo é uma das preocupações de 

Paulo Bachin (Foto: Reprodução/Câmara)
O descarte de lixo é uma das preocupações de Paulo Bachin (Foto: Reprodução/Câmara)

O presidente da Apasb, Paulo Bachin, conta como a entidade irá comemorar o Dia do Meio Ambiente. "Será uma semana bastante movimentada, com programações diversas. Podemos destacar o trabalho de nossos agentes na distribuição de mudas de mata urbana para plantio, durante toda semana", explicou.

Bachin relacionou também as ações realizadas pela Apasb nos últimos meses. "Estamos vigilantes no município, com ações concretas. Na última semana, por exemplo, estivemos junto a vereadores detectando vazamentos de esgoto industrial em nossa cidade. Outra preocupação é com relação a contaminação nos lençóis freáticos que circundam o município, além do alto número de descartes de lixo em locais impróprios. Sempre vigiamos tudo que envolve o meio ambiente, procurando atuar da maneira correta", contou.

Para finalizar, Paulo Bachin opina sobre o que pode ser feito para evitar esse descarte de lixo e outros materiais nas vias públicas. "A adequação dos novos Ecopontos é um avanço muito grande. Tem que haver fiscalização. Enquanto não houver uma lei para autuar quem realiza este tipo de ação, não chegaremos a lugar nenhum. O cidadão tem que ser penalizado pela infração que comete", concluiu.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado há 41 anos, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligência da tarefa de cuidar do meio ambiente. Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano e por esse motivo a data escolhida para a comemoração.