Notícias


GERAL

29/06/2020 às 15:54:00

Aglomerações são registradas em Santa Bárbara neste último domingo


Aglomeração de pedestres e veículos foram registradas em um novo loteamento do Planalto do Sol neste último domingo (28). Este ponto se tornou encontro de jovens e suas famílias, que se reúnem aos domingos à tarde para se aglomerar e participar de campeonatos de pipas em Santa Bárbara d’Oeste. Cerca de 300 pessoas se reúnem semanalmente neste local e os moradores pedem providencias as autoridades.

Profissionais da saúde e autoridades têm destacado, como medida preventiva à propagação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, a relevância de que as pessoas evitem aglomerações e o contato próximo com outras pessoas. A recomendação ocorre porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

– Espirro

– Tosse

– Gotículas de saliva

– Contato físico com uma pessoa infectada

– Toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos)

Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de um grande número de pessoas. A medida vale para cidadãos de qualquer faixa etária.

Aos finais de semana Santa Bárbara d'Oeste tem registrado um constante aumento de festas, churrascos e confraternizações. Em determinados momentos é possível observar que diversas pessoas não utilizam máscara.

O Covid-19 é transmitido, principalmente, por gotículas de saliva contaminadas que acabam sendo levadas pelas mãos às cavidades do corpo, como boca, nariz e olhos, por exemplo. Desse modo, as máscaras são de extrema importância para evitar transmissão.

Vale ressaltar que decretos estaduais e municipais e até mesmo recomendações dos órgãos oficiais de saúde, orientam para que todos, utilizem máscaras para se proteger, já que parte das pessoas contaminadas são/ serão assintomáticas, ou seja, não apresentarão nenhum sintoma da doença. E é justamente por isso que os governos preveem um número de transmissão cada vez maior com o passar das semanas.

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (29) mais uma medida para reforçar a prevenção contra o coronavírus. A partir de quarta, dia 1º de julho, a Vigilância Sanitária vai multar pessoas ou estabelecimentos comerciais que desrespeitarem o uso de máscaras em espaços comuns.



(Foto: Reprodução)

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).