Reposição de líquido e sais minerais é a orientação dos médicos para este clima seco

Por Redação 17/08/2011 às 20:13

Santa Bárbara enfrenta dias de umidade do ar em níveis preocupantes. Segundo leituras da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a umidade relativa do ar está abaixo dos 20%. Por conta disso, a população deve redobrar os cuidados para previnir problemas respiratórios, devido ao ar seco.

"A principal recomendação é manter o ambiente sempre umidificado, seja pelo uso de umidificadores elétricos ou mesmo bacias cheias d'água, toalhas molhadas, porque se evita o ressecamento da mucosa nasal", detalha o otorrinolaringologista e presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) de SB, Dr. Sérgio Zurita.

Segundo Zurita, mesmo sem dados oficiais, se pode especular que o aumento de consultas por conta de problemas respiratórios e circulatórios é significativo. "Normalmente, nesta época do ano, a procura aumenta em torno de 20 a 30%, mas não me acredito que seja exagero afirmar que neste ano temos um aumento de pelo menos 50% na procura por conta destes problemas relacionados ao tempo seco", afirma.

Cuidados com exercícios físicos

Nesta época, a atenção deve ser redobrada também para aqueles que praticam exercícios físicos regularmente. "Com este clima seco é ainda mais necessária a reposição de líquidos e sais minerais; bebidas como água, isotônicos e água de coco são muito indicadas, pois o suor seca rápido, nem percebemos como a perda de líquido é acentuada", detalha o Dr. Zurita.

O médico ainda relembra que as mudanças bruscas de temperatura também deve ser motivo de atenção. "Nosso inverno está seco mas não está frio, pois há mudanças bruscas de temperatura ao longo do dia. Além de se evitar a prática de exercícios pesados entre das 10h às 16h, é muito importante levar um agasalho, para que a temperatura não agrave ainda mais a condição da pessoa que acabou de se exercitar", finaliza.