Carreira em Recursos Humanos

Por Celso Gagliardo 04/09/2014

Estivemos recentemente na Faculdade Anhanguera, a convite, para falar a alunos dos primei-ros semestres do curso de Tecnólogo em Recursos Humanos.


Muitos jovens iniciam um curso superior investindo tempo e dinheiro sem ter a certeza de sua vocação, seirá ter prazer no trabalho. Decisão difícil que deve ser amparada pelos pais, amigos mais maduros e mesmo por profissionais da carreira de interesse.

Falamos das fases do RH no país, desde a legalista e cartorial pontificando o Chefe de Pessoal temido e centralizador, à influência pelas empresas americanas (RIs), ao desenvolvimento e integração, e hoje, do RH estratégico, agregando valor em toda a cadeia produtiva, suprindo, retendo e desenvolvendo talentos que irão fazer a diferença da organização frente à concor-rência global.

Abordamos, também, aspectos culturais que facilitam ou dificultam os projetos de RH. Há empresários que não confiam muito nos resultados das ações de especialistas em Recursos Humanos, exatamente pela dificuldade de medir resultados com exatidão. Outros argumentam que não investem porque podemperder o colaborador, antecipando que não confiam nas práticas para fixar os bons.

Deixamos também claro aos jovens alunos que RH é um núcleo de fomento de ferramentas e balizamento das políticas na organização. Quem administra as pessoas são os Líderes, e RH deve estar atento à adequação do Líder a esse mister.

Pude atuar em RH com muito vigor. Implantei RHs, dei manutenção e fiz reestruturação. Pro-curei atuar com justiça, mas nem sempre fui compreendido por todos. Fui feliz na profissão que escolhi. Desejei o mesmo a esses alunos, e quis mostrar que a dimensão da função ultra-passa os limites da empresa, chega aos lares com decisões que afetam famílias. E que o sucesso do capital humano movimenta os negócios, gera prosperidade, com ganhos para todos.

Conclamei para que se preparem com garra, valorizem o tempo e a formação. RH gera impactos amplos, podemos ajudar a construir sonhos na mente e corações das pessoas, e isso, convenhamos, não é pouco!

Celso Luís Gagliardo, consultor e colaborador
gagliardo.celsoluis@gmail.com