Álvaro de Souza Teixeira

Por Eliel Miranda 04/08/2014

Cumpro aqui uma promessa, que te fiz tantas vezes entre risos e brincadeiras trocadas. Almoçávamos juntos no restaurante da Prefeitura Municipal e pela amizade que temos eu lhe prometi que no dia em que você partisse deste mundo eu faria um discurso em sua homenagem, pelos trabalhos prestados para a sociedade. Hoje bem sei que eu não teria como ler o discurso que escrevo, pois a emoção não deixaria a minha voz sair.

As palavras saem devagar, pois querem permanecer em minha mente e este texto parece uma brincadeira de péssimo gosto, mas não é. Você realmente se foi. Deixou um legado de palestras, orientações e trabalhos, no trânsito, no combate as drogas e na segurança em geral.

O senhor sempre foi determinado em suas crenças, por isso muitas vezes encontrou barreiras a serem transpostas. No entanto, pacientemente, como a água faz, contornou os obstáculos e transpôs todas as dificuldades. Venceu e seguiu o seu caminho aceitando as críticas com a serenidade de um adulto experiente.

No final de 2012 o senhor se tornou Subinspetor da Guarda Civil Municipal e Coordenador Educacional de Trânsito e veio com muitas idéias. A primeira foi a de fazer cartilhas com orientações de trânsito e o senhor as fez e muitas vezes foi sozinho, devidamente fardado, nos semáforos fazer a entrega para os motoristas. Depois o senhor fez vários jogos de trânsito para o dia das crianças e os entregou em todas as escolas municipais e ainda sobraram jogos para as escolas estaduais...

As vésperas de completar sessenta anos o senhor assumiu a presidência do Conselho de Segurança e fez a diferença. Tinha sonhos e os realizou. Encontrou-se até com o Governador do Estado de São Paulo. Era sempre bem recebido pelo Coordenador dos Conseg's, pois sempre foi muito devotado ao seu trabalho e agradecido a Deus pela oportunidade da existência.

O senhor foi um exemplo de perseverança. A Guarda Civil Municipal perde muito, pois o senhor foi um integrante que levava a sério o mais alto predicado de um Guarda Civil Municipal, o voluntariado, sempre fazia o que lhe era pedido e ainda se doava um pouco mais. Era educado, nunca tinha brincadeiras reprováveis e tinha um bom relacionamento com a grande maioria das pessoas.

Enfim, meu amigo, pode ter certeza que você ficará em meu coração e em minhas preces. Você venceu aqui na Terra e agora está no mundo espiritual. Sentirei saudades das nossas conversas e guardo a última delas, que foi nesta quinta feira passada, após a reunião mensal do CONSEG, no dia 31 de julho, brincamos muito e o senhor na despedida disse "vai com Deus", naquele dia eu fui, e agora, desejo do fundo do meu coração, que você esteja nos braços do PAI e que descanse merecidamente desta vida que tivestes. Obrigado pela companhia e amizade. Tudo ficará bem...

Eliel Miranda, amigo do Presidente do CONSEG e Subinspetor GCM Álvaro de Souza Teixeira.