I – O Diretório do Partido Verde-PV Estadual, destitui o comando em Santa Bárbara d’ Oeste. O partido, era até então, presidido pelo diretor superintendente do DAE-Departamento de Àgua e Esgoto, Laerson Andia Júnior (irmão do ex-prefeito Denis Andia), e tinha também no diretório membros do 1º escalão do prefeito Rafael Piovezan, como Rodrigo Maielo, Joel Cardoso, Patrícia Marques. Estranho nisso foi a forma que essa intervenção ocorreu. Aparentemente, foi realizada para acolher a vereadora Esther Morais no partido, que inclusive, será a nova presidente do partido na cidade.
Vale lembrar que o PV faz e fará, nas eleições de 2024, parte da Federação, juntamente com o PT e PC do B, a mesma federação que elegeu o presidente Lula.
II – Com essa decisão da estadual do PV, fica claro que será o PT que estará no comando dessa federação na cidade. Nos meios políticos há conversas que essa decisão da vereadora Esther ir para o PV e a consequente intervenção no partido, foi costurada por Carlinhos Barros (marido da secretária municipal de Educação, Tânia Mara da Silva), e a coordenadora regional do PT, Cristina Oliveira, junto à direção do PV estadual, Beto Tricoli.
III – Ficam as perguntas:
- Os vereadores eleitos pelo PV em Santa Bárbara, que sempre foram da base política do prefeito Rafael Piovezan, do PL, - Juca Bortolucci (atual líder do prefeito na Câmara), Joi Fornasari e Kátia Ferrari – vão ficar no partido? E consequentemente nessa federação?
- A vereadora Esther Moraes vai continuar apoiando o prefeito Rafael Piovezan do PL?
- A secretária Tânia Mara, do PC do B, vai continuar no cargo com prefeito do PL?
Também existem muitos observadores que dizem que tudo isso é puro jogo de cena, pois nas eleições todos estarão juntos com o prefeito Rafael, “pois para eles, o importante são os cargos, a ideologia é apenas discurso”. Em agosto, todos saberão as respostas, de quem estará com quem.