ELEIÇÕES 2024: Políticos tem até o dia 05/04 para mudar de partido e se filiar em outro

Por 15/03/2024 às 10:58

I. A janela partidária está aberta no período de 04 de março até o dia 05 de abril. Isso significa que os políticos eleitos em cargos proporcionais (vereador) poderão mudar de partido neste período sem a perda de seu mandato. Muitos parlamentares estão procurando novos ares, mas, vale destacar que vários estão sendo recusados pelos partidos por discordarem da atuação do vereador durante o seu mandato.

II. Até o momento dois vereadores de Santa Bárbara d’Oeste já comunicaram nesta semana que não permanecerão em seus partidos. Celso Ávila, deixa o Partido Verde (PV) e Esther Moraes deixa o Partido Liberal (PL). Eles ainda não informaram em qual partido irão se filiar. Extraoficialmente, é certo que Celso Ávila vá para o Solidariedade, pois a presidência do partido na cidade é de sua assessora, a jornalista Fátima Franco. Já a vereadora Esther Moraes provavelmente irá para um dos partidos da federação: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PcdoB) e Partido Verde (PV).

Os vereadores Nilson Araújo, Arnaldo Alves e Tikinho TK, também estão procurando partido. Esses parlamentares não fazem mais parte do Partido Social Democrático (PSD), inclusive já foram comunicados pela presidência de suas desfiliações. Além desses, Carlão Motorista, eleito pelo Republicanos e Careca do Esporte, eleito pelo Patriota, estão na procura de novas legendas para disputar a reeleição de seus cargos.

 III. Já estão definidos em novos partidos os vereadores: Paulo Monaro, atual presidente da Câmara Municipal, que irá para o Partido Social Democrático (PSD), Felipe Corá que irá para o Partido Liberal (PL) e Jesus Vendedor que irá para o União Brasil.

Outra grande indefinição está ocorrendo com os outros três vereadores do Partido Verde (PV): Kátia Ferrari, Juca Bortolucci e Joi Fornasari. Esses vereadores são da base do prefeito Rafael Piovezan, com isso deverão deixar a sigla, que inclusive deve sofrer intervenção no município. O motivo é a mudança do prefeito para o Partido Liberal (PL). Portanto nos próximos 20 dias (até o dia 05 de abril) muitas conversas deverão acontecer, pois muitos parlamentares seguem sem partidos e poucos partidos para aceitarem as filiações. Outro fator que assusta as mudanças, é a regra eleitoral, que dificilmente os partidos irão eleger mais que três vereadores. A tendência é que os partidos grandes e melhores estruturados elejam dois vereadores. A grande maioria dos partidos deve estar elegendo um vereador.