CULTURA

Criação de cenas leva atores a se entregarem aos personagens do Via Crucis

12/02/2018 - 20h02

 

Compartilhar via E-mail

Faltando menos de dois meses para o início das apresentações e menos de 20 dias para o processo de gravação das falas dos personagens, a montagem da 21ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d'Oeste não para e haverá ensaios, inclusive, durante os dias de Carnaval. A fase é de criação das cenas.

O trabalho é do diretor artístico, Otávio Delaneza. Para ele, o processo deve ser conjunto entre diretor e ator, deixando, inicialmente, de maneira bastante livre para o ator mostrar a sua proposta. "Eles decoram o texto e o trazem com expressões e ações. Os atores podem trazer ideias de acordo com a proposta da cena e contribuo em cima do que me foi apresentado, para engrandecer a montagem e a concepção cênica. Quando trazem uma marcação que considero incoerente, fora do contexto, não utilizo o que trouxeram e trago bastante da minha ideia. É um trabalho de mão dupla, com consenso", disse o diretor, que está à frente do Espetáculo Via Crucis há seis anos.

Ainda que interpretando o mesmo personagem vivido em edições anteriores, os atores precisam se reinventar. Em 2018, Driale Feliciano, Aquiles Alexandre e Gregory Davi voltam a dar vida a Herodíades, Barrabás e Caifás (um dos sumos sacerdotes), respectivamente, o que se transforma em um trabalho maior ainda.

"Como é a terceira vez que interpreto um Sumo Sacerdote, está sendo desafiador dar uma nova vida, novas características e novas verdades para o personagem. Com a ajuda do diretor que vai nos desafiando e nos tirando da área de conforto, está sendo incrível", comentou Gregory Davi, que acrescentou: "percebemos que o processo de criação de cenas está mais dinâmico e muito mais gostoso de estar. Estamos suando a camisa".

Os ensaios acontecem de segunda, quarta e sexta-feira, das 19h às 21h30 e aos domingos, das 9 às 13 horas. Nesse processo, antes de entrarem em cena, os atores sobem ao palco e realizam exercícios corporais, uma forma de alongamento, conhecimento do corpo e concentração para depois participarem da marcação da montagem.

Apresentações

Em um novo espaço de encenação, a Usina Santa Bárbara, o público poderá conferir o Espetáculo Via Crucis de 27 de março a 1º de abril, sempre a partir das 20 horas, com entrada franca. A pré-estreia, realizada no primeiro dia (27), é voltada à imprensa, autoridades e convidados.

O Espetáculo Via Crucis é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste e Via Cultura, com patrocínio master dos Supermercados Pague Menos, copatrocínio Broto Legal e Cimentolit, apoio Cofaco, Cristiantex, Malhas Teda, Unimed, Usicomp e Lojas Kacyumara, apoio institucional EPTV e Grupo Liberal de Comunicação e produção cultural 3marias.

 

Fonte: Redação

Comentários

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).