SAúDE

Campanha contra dengue retorna neste sábado em SB

19/10/2017 - 17h55

 

Compartilhar via E-mail

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d' Oeste está intensificando a prevenção ao mosquito Aedes Aegytpi devido à proximidade do verão e retorna no próximo sábado (21) com a campanha "Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti", promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Nesta retomada da campanha a ação será realizada no bairro Mollon 4, no período das 8 às 14 horas. Os agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde realizarão visitas casa a casa com orientações aos moradores e retirada de possíveis criadouros do mosquito. Acompanhando a atividade, um caminhão estará no local para transportar os materiais recolhidos.

O objetivo da campanha, segundo a secretaria, é ampliar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. Apesar da redução no número de casos de dengue nos últimos anos, a intensificação das ações de combate ao mosquito transmissor é importante para chamar a atenção em relação à necessidade constante de eliminação dos criadouros, lembra a secretaria de Saúde, Lucimeire Rocha.

"Com o aumento das temperaturas, a atividade do mosquito e o risco de transmissão das doenças aumentam. Apesar das ações serem realizadas de forma ininterrupta em nossa cidade, a intensificação no verão reforça o controle de vetores e contando com a participação efetiva da população, ajudando a reduzir o risco de epidemias", enfatizou ela.

A Prefeitura segue diariamente ações de controle do vetor realizadas pelos agentes de controle de endemias, como as visitas domiciliares para inspeção e orientação à população quanto às medidas preventivas, bloqueio, controle e retirada de criadouros, nebulização e bloqueio de transmissão, visita a pontos estratégicos e imóveis especiais, busca ativa de suspeitos e atividades de informação, educação e comunicação à população.

Por meio dos diversos serviços realizados e ações ininterruptas, Santa Bárbara d'Oeste conseguiu reduzir em 95% o número de casos de dengue em 2017, comparando ao número de casos positivos de 2016.

Fonte: Redação/Divulgação

Comentários

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).