ESPORTE AMADOR

São Joaquim é punido pela Seme e causa reviravolta na Segundinha

12/09/2017 - 20h32

 

Compartilhar via E-mail

O São Joaquim está eliminado da 2ª divisão do Futebol Amador de Santa Bárbara d’ Oeste. A decisão foi tomada pela Junta Disciplinar Desportiva da Seme (Secretaria Municipal de Esportes) de Santa Bárbara d’ Oeste na tarde desta terça-feira (12). Após denúncia apresentada por representantes do Unidos do Pérola, TNT e Paissandú, verificou-se que dois atletas não puderam comprovar seu vínculo com o município, infringindo os artigos 5º e 6º do regulamento da competição – resultando na perda dos pontos conquistados pela equipe nos jogos em que o jogador irregular esteve em campo, mais três pontos na classificação. Com isso, o São Joaquim ainda foi rebaixado à Terceirinha em 2018. Beneficiados pela punição, Paissandú e TNT avançam à segunda fase do torneio.

Entenda o caso

A 2ª divisão do varzeano teve sua última rodada da primeira fase sendo disputada nos dias 2 e 3 deste mês de setembro. Na ocasião, o São Joaquim ficou no empate contra o Unidos do Pérola e passou de fase na liderança do Grupo C, com sete pontos. O Unidos do Orquídea, com seis, também havia se garantido na sequência da competição na segunda colocação. Unidos do Pérola e Paissandú, ambos com cinco, estavam eliminados, enquanto o TNT, com quatro, havia sido rebaixado.

Após o fim da fase, representantes de Unidos do Pérola, TNT e Paissandú impetraram recurso na Seme requisitando a apresentação de documentos que comprovassem a legalidade da inscrição de quatro atletas do elenco do São Joaquim: Breno, Bruno, Allan e Douglas.

A Secretaria de Esportes acatou o recurso e fez o requerimento aos jogadores mencionados. O atleta Allan apresentou conta de consumo da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), comprovando sua residência na cidade. Através do Título de Eleitor, Douglas também confirmou sua ligação com o município.

Os atletas Bruno e Breno apresentaram a via de pagamento da conta da CPFL. Ao ser impressa a conta de consumo completa de Bruno no site da empresa, foi constatado que estava em nome de outra pessoa. Além disso, a via de pagamento não é documento válido, segundo o artigo 6º.

O regulamento ainda prevê que a equipe perderá os pontos de cada partida em que o jogador irregular tenha atuado, e mais três pontos adicionais por jogo. Como ambos os atletas estiveram em campo nos quatro jogos da agremiação na 1ª fase, os pontos conquistados são transferidos aos adversários. Paissandú e TNT, derrotados pelo São Joaquim, ganham três pontos cada após a decisão da Seme. O Unidos do Pérola, que havia empatado, ganha mais dois, enquanto que o Unidos do Orquídea, única equipe que bateu o São Joaquim na fase em disputa, não tem sua pontuação modificada.

Desta maneira, o Paissandú, que tinha cinco, vai a oito e assume a liderança do Grupo C. O TNT, inicialmente rebaixado, vai a sete pontos e conquista vaga na próxima fase. Também com sete, o Unidos do Pérola fica abaixo porque foi derrotado pelo Paissandú no confronto direto – primeiro critério de desempate. Se antes havia se classificado, o Unidos do Orquídea, com seis pontos, perde sua vaga. O São Joaquim, com -12 pontos, vai de classificado a rebaixado.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DO GRUPO C:

1.Paissandú  8 pontos (CLASSIFICADO)

2.TNT  7 pontos (CLASSIFICADO)

3. Unidos do Pérola  7 pontos

4.Unidos do Orquídea  6 pontos

5.São Joaquim  -12 pontos

 

 

Fonte: Redação

Comentários

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).