MúSICA

Oficina Ninho Musical está com inscrições remanescentes para interessados

11/08/2017 - 21h02

 

Compartilhar via E-mail

A oficina Ninho Musical, apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, está com inscrições abertas para preencher vagas remanescentes para quem quer ser músico ou instrumentista.

O Ninho Musical é uma oficina cultural de formação, destinada àqueles, maiores de 12 anos, que queiram ser músicos ou instrumentistas, iniciantes ou que já tenham vivência. A iniciativa é realizada pela Estação Cultural da Fundação Romi e apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com patrocínio CCR AutoBAn, por meio da Lei Rouanet. A oficina conta também com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste.

As inscrições abertas são para o preenchimento das vagas remanescentes. Ainda que iniciantes, os novos ingressos já sentirão nas aulas o ritmo intenso dos ensaios para as apresentações de fim de ano, programadas para a consagração desta edição do projeto, que são os espetáculos realizados pela Orquestra Filarmônica Ninho Musical.

Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, o regente lembra que "a Orquestra Filarmônica Ninho Musical é fruto da oficina cultural Ninho Musical e que ela é o ápice da formação dos aprendizes". E continua "nas oficinas os alunos aprendem, para a formação da orquestra, desde a teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência, sempre pela metodologia do compartilhar: aquele que sabe mais, ensina quem sabe menos", afirma Bellan.

"Cada dia aprendemos uma coisa diferente. Ter um projeto desse tipo, gratuito, e poder fazer parte é gratificante. Além das aulas, também a dedicação de estudar em casa faz toda a diferença. Hoje vejo que evolui bastante, mas ainda tenho muito que aprender", diz Roberto Mendieta Espinoza, autônomo, 61 anos, participante do Ninho Musical desde fevereiro, e cujo instrumento é o trompete.

Ainda é possível realizar o sonho de ser músico ou instrumentista

"Há pelo menos vinte anos eu tinha o sonho de tocar violino ou viola de arco. Já estava me conformando que seria um sonho que eu não realizaria. Comecei a frequentar o Ninho Musical para acompanhar meu filho, mas não tinha tanta certeza de que eu conseguiria devido à correria do dia-a-dia e a tudo o que envolve aprender a tocar um instrumento novo e totalmente diferente do que eu conhecia. Mas pra minha feliz surpresa, hoje, 5 meses após começar, ESTOU TOCANDO VIOLA DE ARCO. Me emociono nas aulas, quando tocamos na orquestra todos juntos, pois para mim era realmente um sonho muito distante. A maneira como o Maestro Paulo conduz as aulas e sua didática são fantásticas. Minha alegria maior é ter junto comigo, meu filho, meu pai e minha mãe. Todos tocando na orquestra! Não tem como não se emocionar e não tem como não agradecer a todos que fazem o Ninho Musical acontecer", se emociona Maria Fernanda Padovese Bendilatti, que participa do projeto com seu filho André e seus pais Aldo e Maria Aparecida Padovese.

Faça como essa turma! As atividades são gratuitas e as oficinas ocorrem as terças, das 19h às 22h, e aos sábados, das 7h30min às 10h30min. Os interessados devem realizar suas inscrições, presencialmente, na Estação Cultural, de terça à sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. Mais informações na administração da Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste, pelos telefones 19.3455.4833 ou 3455.4830 ou através do site www.fundacaoromi.org.br/ninhomusical.

 

Fonte: Redação

Comentários

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).

 

 

Veja também