GERAL

Justiça Eleitoral não funciona hoje em todo o Estado

11/08/2017 - 14h30

 

Compartilhar via E-mail

A Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral-TRE, os Cartórios Eleitorais e postos de atendimento de todo o Estado não estão funcionando nesta sexta-feira (11) devido ao feriado em comemoração ao Dia da Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, conforme a Lei nº 5.010/66.

Os postos do Poupatempo funcionam normalmente. Além disso, o eleitor que precisar da certidão de quitação eleitoral pode emiti-la pelo site, desde que esteja regular com a Justiça Eleitoral e não tenha multas.

História

Até a independência, em 1822, não era permitida a existência de escolas de ensino superior no Brasil. O ensino do Direito no país foi implementado pela Lei de 11 de agosto de 1827, que criou dois cursos de Direito, um em Olinda, outro em São Paulo. Antes disso, em tempos de Brasil Colônia, a elite brasileira formava-se em Coimbra, até hoje considerada a maior universidade brasileira fora do Brasil. Alguns historiadores defendem que o fato de todos os fundadores da pátria brasileira, como José Bonifácio de Andrada e Silva, terem estudado naquela instituição, garantiu que o Brasil se mantivesse um só país e não se desmembrasse em vários, como a colônia espanhola na América do Sul - onde cada elite formada nas universidades locais avançou para a formação do seu país.

Fonte: Divulgação/TRE

Comentários

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).