GERAL

Espuma com mau cheiro no Ribeirão dos Toledos segue gerando reclamações

11/08/2017 - 14h52

 

Compartilhar via E-mail

Voltou a gerar reclamações nesta sexta-feira (11) a espuma com mau cheiro observada no Ribeirão dos Toledos, próximo à linha férrea e à Estação de Tratamento de Esgoto-ETE Toledos I.

Na segunda-feira (07) a Cetesb informou que está monitorando e averiguando as causas do mal funcionamento da Estação de Tratamento de Efluentes - ETE Toledos I e também já acionou o Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d'Oeste para adotar medidas para retomada das atividades normais da estação.

O DAE também informou que a situação estava se normalizando. No entanto, os moradores tem verificado a espuma no ribeirão e afirmam que o mau cheiro exalado ficou ainda mais forte devido ao aumento da temperatura nestes dias.

Nota do DAE

O DAE divulgou nota a respeito do problema. Eis a íntegra do comunicado: O sistema continua se restabelecendo. Teve início nesta semana mais ações de recuperação com serviços de limpeza dos equipamentos operacionais nos tanques de aeração, medida que deve se estender ainda na próxima semana.

Na semana passada foi realizada uma ação físico-química, onde técnicos do DAE, acompanhados por técnicos da Cetesb, adicionaram nos tanques produtos químicos (coagulantes e hidróxido de cálcio em suspensão – o cal líquido) para recuperar a eficiência dos agentes biológicos (bactérias), responsáveis pela eliminação da matéria orgânica. Estas ações têm contribuindo para o avanço na melhora do sistema de tratamento e na redução do odor.

A espuma existente ainda é proveniente da reação como o descarte irregular, sua dissipação por completo deve ocorrer na recuperação total do sistema biológico da ETE Toledos I - uma questão de tempo, sem poder definir uma previsão exata.

Fonte: Redação

Comentários

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).