ADEQUAç??ES

Reunião do Fórum da Cidadania debate o Plano Diretor do município

18/06/2017 - 16h02

 

Compartilhar via E-mail

O Fórum da Cidadania de Santa Bárbara d'Oeste promove nesta segunda-feira, dia 19, a partir das 19h, sua reunião ordinária, que vai debater, com entidades, movimentos sociais e autoridades da cidade, as principais diretrizes e a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento do município, que foi apresentado durante Audiência Pública realizada pela Prefeitura em 29 de maio. O encontro, que terá parceria com educadores e alunos do campus barbarense da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), acontece na Casa Social da Paróquia Imaculada Conceição, localizada à Rua Cuiabá, 628, no bairro Cidade Nova.

O coordenador do Fórum, o ex-vereador Antonio Pereira, explica o que será discutido durante a reunião. "A prefeitura apresentou o plano já elaborado em Audiência Pública, sem nenhuma discussão anterior e, por conta disso, o Fórum não achou interessante e protocolou um pedido de prorrogação do prazo para tirar dúvidas e apresentar sugestões por noventa dias. Assim, podemos ter um estudo mais detalhado sobre o documento e uma ampla discussão sobre o assunto. A Prefeitura apresentou uma contrapartida de prorrogação desse limite até o dia 26 deste mês, o que é muito curto para algo tão importante, que é algo que vai definir as diretrizes do município por um período de dez anos. A reunião desta segunda no Fórum tem por objetivo envolver a sociedade de modo geral, promover um grande debate através da apresentação do texto original do plano, que será feita por professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimep, para juntos podermos propor algumas adequações a esse documento e, se for conveniente, pedir uma nova ampliação do prazo para se fazer essas alterações", ressaltou.

No último dia 2, o Fórum da Cidadania, com anuência de entidades, lideranças comunitárias, representantes da Câmara Intereclesial, professores, arquitetos e engenheiros do município, solicitou um prazo de mais 90 dias para apresentação de propostas e sugestões, baseados no Estatuto da Cidade, na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município. A Prefeitura, por sua vez, acenou pela prorrogação do prazo, entretanto, apenas até 26 de junho. Essas idéias podem ser apresentadas pelos munícipes pelo endereço eletrônico planejamento@santabarbara.sp.gov.br, ou através de ofício no Setor de Protocolo, que funciona na Avenida Monte Castelo, 1000, no Jardim Primavera.

O Plano Diretor tem por objetivo promover a ordenação dos espaços habitáveis do município e estabelecer uma estratégia de mudança no sentido de obter melhoria de qualidade de vida da comunidade local. De acordo com a Administração, a proposta de revisão do documento para este ano concentra-se na questão do desenvolvimento urbano, oferecendo diretrizes para a ocupação do território urbano e rural, mantendo também os limites atuais do perímetro urbano e redefine as macrozonas, estabelecendo eixos para o desenvolvimento econômico e industrial, entre outros.

Fonte: Redação

Comentários

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).

 

 

Veja também