IDENTIDADE

Teste do pezinho serve para bebês tirarem RG com tipo sanguíneo

05/09/2016 - 20h35

 

Compartilhar via E-mail

Postos do Poupatempo estão autorizados a aceitar o exame como prova documental; para fazer a carteira de identidade, agende pelo app SP Serviços

O teste do pezinho (Teste de Guthrie) pode ser utilizado pelos pais que querem incluir o tipo sanguíneo no RG de crianças de até dez anos. Por determinação do Instituto de Identificação de São Paulo (IIRGD), todos os postos do Poupatempo no Estado estão autorizados a aceitar o teste como prova documental do tipo de sangue.

 

Aplicativo SP Serviços agiliza agendamentos no Poupatempo


A inclusão do tipo sanguíneo na Carteira de Identidade passou a valer para todos os cidadãos paulistas neste mês de junho. Inicialmente, eram aceitos apenas laudos oficiais de laboratórios com data de até dez anos ou carteira oficial de doador.


O teste é um exame laboratorial simples feito para detectar doenças congênitas, relacionadas a distúrbios do metabolismo e infecções no recém-nascido. Como o exame não identifica a criança pelo nome, pois é feito na sala de parto, o número do registro de nascido vivo da criança precisa constar na Certidão de Nascimento. Também é necessária a assinatura e o carimbo de médico (biomédico, pediatra ou obstetra).


Passo a passo

Para incluir a informação no documento, o interessado precisa apresentar original e cópia do laudo do laboratório com data de até dez anos, informando o tipo sanguíneo e o fator RH. Também é aceita a carteira oficial de doador de sangue.


Uma vez incluída a informação no sistema, não será mais exigida a apresentação de outro laudo em uma futura renovação de RG, mesmo passados mais de dez anos da data de expedição do último documento.


Na ficha civil do Instituto de Identificação e no RG, o tipo sanguíneo será identificado pelos caracteres A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ ou O-.


Para fazer o RG no Poupatempo, basta agendar o dia e horário pelo aplicativo SP Serviços para celulares e tablets. O agendamento também pode ser feito pelo portal do Poupatempo ou Disque Poupatempo (0800 772 3633 - para telefones fixos - ou (11) 2930-3650 - para ligações de celulares). Nesses canais, também é possível obter todas as informações sobre documentos necessários para atendimento, taxas, prazos, serviços prestados pelos postos, endereços e horários de atendimento.

 

 

Fonte: Portal SP

Comentários

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).

 

 

Veja também