SAÚDE

6ª Conferência Municipal de Saúde começa nesta sexta-feira em SB

25/09/2013 - 10h03

 

Compartilhar via E-mail

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste e o Comusa (Conselho Municipal de Saúde) promovem nesta sexta-feira (27) e sábado (28) a 6ª Conferência Municipal de Saúde, cujo tema será "O SUS é seu, precisamos da sua participação para fortalecer". O evento tem por objetivo nortear o Plano Municipal de Saúde da cidade, dando as prioridades que devem ser seguidas pela Administração nos próximos dois anos. Podem participar representantes da população, do poder público, e também dos conselhos locais de saúde.

No primeiro dia, o evento será às 19h30, no Teatro Municipal Manoel Lyra, localizado na Rua João XXIII, 61, Centro. A abertura contará com autoridades e representantes da Administração, em seguida a Dra. Carmen Cecília de Campos Lavras ministrará uma palestra sobre o assunto, às 20h30. O encerramento está previsto para às 21h30.

No sábado (28), a partir das 8 horas, serão realizadas diversas atividades, com trabalhos divididos em grupos por eixos temáticos na Escola Estadual Ulisses de Oliveira Valente, na Rua Prudente de Moraes, 222, Centro. Às 8h30, haverá credenciamento dos delegados, em seguida, leitura do regimento interno da Conferência. Às 9h30, a iniciativa contará com exposição dos eixos e divisão de grupos de trabalhos.

Como parte da programação, no sábado (28), ainda haverá trabalhos dos grupos por eixos temáticos, às 14 horas, e Plenária Final com deliberação das propostas aprovadas, às 17 horas. Na ocasião, serão levadas à votação diversas propostas nos grupos de trabalhos, mas para ter direito a voto, o participante deve estar inscrito como delegado.

Podem ser inscritos 132 delegados de livre demanda em três segmentos: 66 dos usuários, 33 dos Trabalhadores da Saúde e 33 dos Gestores da Saúde. A inscrição para delegado se encerra no dia 28, sábado, às 12 horas. Serão nove eixos temáticos, onde as propostas serão discutidas para posteriormente serem levadas a votação: Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, Atenção Hospitalar, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Controle Social e Participação, Popular, Gestão de Pessoal e Gestão Administrativa.

O secretário de Saúde, Laerte Tadeu Zúcolo, ressaltou que a participação da população é importante na qualidade e responsabilidade das propostas. "Desde o início deste processo de construção da Conferência, tenho destacado que temos que construir um Plano de Saúde com responsabilidade, dando um enfoque maior na qualidade e humanização dos serviços prestados a população", analisou. "Esperamos contar com boas discussões e debates e que as propostas aprovadas estejam de acordo com a realidade do município, podendo ser colocadas em prática e somar ao que já estamos executando", acrescentou.

A Comissão Organizadora é formada Domingo Nunes (coordenador geral), Lucilei Aparecida Malaquias Fernandes e Débora Luci da Costa (secretária executiva), Maria Vilma Messias dos Santos (tesoureiro), Bithia Marcondes Todero, Débora Luci da Costa e Thiago Iani (Comissão de Credenciamento), Lucimeire Rocha, Maria Cândida Vieira Miguel e Nadir Proença (Comissão de Metodologia e Programação), Carlos Polli, Domingo Nunes, Isabel Tunissi e Thiago Iani (Comissão de Infraestrutura e Logística), Patrícia Sena, José Luiz Andia e Adeilton Lopes Pinheiro (Comissão de Comunicação e Cultura) e José Luiz Andia, Patrícia Sena e Joceane Moura (Comissão de Relatoria).

 

Fonte: Redação/Divulgação

Comentários

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).