A Prefeitura de Nova Odessa realizou, ontem (03), no Ginásio Municipal de Esportes Oswaldo Bassi, do Jardim Santa Luiza, uma socialização dos frequentadores do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Prefeitura de Nova Odessa em comemoração ao início do “Setembro Amarelo”, o mês de prevenção ao suicídio e de promoção da Saúde Mental.
A socialização foi uma parceria entre o CAPS e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que proporcionou uma manhã de atividades físicas e interação entre os usuários do Serviço de Saúde Mental de Nova Odessa.
Para a enfermeira coordenadora da Saúde Mental e do CAPS, Maria José da Cruz, a Marzé, a socialização dos usuários do serviço “é de extrema importância para todos, de todos os órgãos relacionados à Saúde Mental, seja ele CAPS ou ambulatorial”.
“A socialização, a disciplina, as regras e todos os benefícios, não só físicos mas também sociais, que eles encontram dentro de uma atividade esportiva e lúdica como esta é de extrema importância aos usuários do programa”, afirmou.
“Então, a socialização é o principal para o pessoal de Saúde Mental. Assim, podemos incentivar a prática de atividades físicas, pois muitos não praticam, pois têm algumas dificuldades não só cognitivas mas também motoras”, finalizou a coordenadora.
Nesta parceria, que acontece há três anos consecutivos nos meses de “Janeiro Branco” e “Setembro Amarelo”, os usuários do CAPS são desafiados a participar de atividades que incentivam a prática das habilidades não só cognitivas mas também motoras.
Nesta terça, por exemplo, foram realizadas atividades de alongamento, aquecimento, exercícios pré-desportivos de passe e recepção de bolas e depois o jogo de câmbio, onde os usuários foram divididos em dois times e aprenderam os conceitos básicos de rodízio, pontuação e outras regras da modalidade.
De acordo com o profissional de Educação Física Roger Prado, “a cada encontro, elaboro uma atividade diferenciada aos usuários. Já realizamos caminhadas, alongamento, aquecimento e ano passado, futsal, handebol e basquete. Neste ano, trouxe o câmbio, que é o voleibol adaptado para que eles possam ter essa vivência aqui no Ginásio de Esportes do Santa Luiza”.
Monique Oliveira, técnica de enfermagem do CAPS, ressaltiy a importância que a convivência e o trabalho em equipe têm para os usuários. “Para os usuários é de grande importância essa inclusão pois muitas vezes eles não praticam atividades físicas. Para eles, a atividade física tem uma liberação de hormônios incríveis que auxilia no combate a depressão, ansiedade, promovendo assim uma qualidade de vida melhor”, explicou.