Movimento no Cartório Eleitoral intensifica; prazo para tirar ou regularizar o título termina nesta 4ª feira

Por Redação 07/05/2024 às 11:58

(Foto: Julio Victorino/ SBNoticias)

O prazo para tirar ou regularizar o título eleitoral termina amanhã (08) e o movimento no Cartório Eleitoral de Santa Bárbara d’ Oeste vem aumentado.  No final de semana (sábado e domingo), os funcionários do Cartório atenderam mais de 180 eleitores das 11h às 17h.

O título é obrigatório para maiores de 18 anos. Quem ainda não fez o alistamento eleitoral deve ir ao Cartório das 9h às 17h. O atendimento é feito por ordem de chegada, respeitadas as prioridades da fila. Também são realizadas transferências de domicílio eleitoral e revisão de dados.

A chefe do Cartório, Arlene Grazzioli, ressalta que a biometria não é obrigatória para a votação na eleição municipal de 6 de outubro. “Oriento os eleitores que estão com o título regular, para votarem normalmente e comparecem no Cartório em outro período. Não precisa comparecer no Cartório apenas para coletar a biometria A biometria não é obrigatória. As filas estão aumentando muito e o tempo de espera está bem extenso”, disse.

Arlene orienta ainda os eleitores que tem multa, que é só puxar a guia no site do TRE e pagar por pix. “As eleições são de 2 em 2 anos. Não há necessidade de enfrentar filas desnecessárias para trocar de local de votação. Aconselho vir em outro período, menos tumultuado. Somente deve buscar atendimento presencial aqueles que vão tirar o documento pela primeira vez ou precisam de alguma regularização e não têm a biometria coletada.”, completou.

DODUMENTOS EXIGIDOS: Quem for a algum cartório ou posto eleitoral deve levar um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência recente. O certificado de quitação do serviço militar também é exigido de pessoas do gênero masculino que nasceram em 2005.

Serviços on-line disponíveis para quem tem biometria

O atendimento por meio da página do TRE-SP na internet está funcionando normalmente. No entanto, nesta reta final do alistamento, somente quem tem a biometria coletada pode utilizar os serviços on-line. É possível solicitar, por exemplo, revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio e mudança para uma seção acessível