Hospital Santa Bárbara abre investigação para apurar caso da lesão sofrida pela bebê Aylla

Por Redação 24/04/2024 às 20:59

Lesão sofrida pela bebê Aylla

O Hospital Santa Bárbara informou, nesta quarta-feira (24), que vai abrir uma investigação para apurar os fatos ocorridos com a bebê Aylla Carolline Arantes, de 5 meses, que sofreu grave lesão na mão após introdução de cateter para aplicação de medicamentos. 

A nota oficial, assinada pela Assessoria Jurídica, do Hospital Santa Bárbara é a seguinte: 

“O Hospital Santa Bárbara, mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara d’Oeste, reitera o compromisso com a preservação do sigilo e da confidencialidade dos casos clínicos de nossos pacientes. De acordo com nossos protocolos e ética profissional, informações detalhadas sobre atendimentos realizados em nossa instituição são compartilhadas apenas com os pacientes ou, em determinadas circunstâncias, com seus familiares. Quanto às práticas médicas adotadas em nosso hospital, é importante destacar que todos os profissionais de saúde que trabalham conosco são constantemente orientados e pautados pelas melhores práticas e técnicas aplicáveis em suas respectivas áreas, de acordo com a literatura médica atual.  

No que diz respeito ao caso específico da bebê Aylla Karollyne Arantes, informamos que estamos conduzindo uma investigação interna completa para apurar todos os fatos alegados e identificar, se de fato, ocorreram possíveis falhas ou lacunas no atendimento prestado. Além disso, gostaríamos de ressaltar que estamos à disposição da família da bebê Aylla para oferecer todo o suporte necessário durante este momento e para apuração do quanto alegado. Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a excelência no cuidado de saúde e estamos totalmente dedicados a esclarecer quaisquer dúvidas ou preocupações que a família possa ter em relação a este caso”, finaliza a nota. 


A bebê continua se recuperando em casa e tendo acompanhamento do Hospital Estadual de Sumaré, para onde foi levada após passar pelo Pronto-Socorro Dr. Edison Mano e Hospital Santa Bárbara. 

ENTENDA O CASO 

Uma bebê de apenas quatro meses – hoje está com cinco, de Santa Bárbara d’Oeste, sofreu uma grave lesão após ser internada para tratamento de bronquiolite no Pronto-Socorro Dr. Edison Mano e Hospital Santa Bárbara. Os pais de A.C.A. registraram, na sexta-feira (19), um boletim de ocorrência na Polícia Civil de lesão corporal. 

Consta no B.O. que a bebê, residente na Vila Brasil, apresentou no dia 24 de março um quadro de febre alta e às 2h47 foi levada pela mãe E.F., de 21 anos, repositora, ao Pronto-Socorro Dr. Edison Mano, passou por atendimento do pediatra e foi transferida para o Hospital Santa Bárbara no dia seguinte por volta das 15h, com o diagnóstico de bronquiolite aguda devido ao vírus. 

Segundo a mãe da criança, no Pronto-Socorro Municipal foi introduzido um cateter venoso na mão esquerda da filha para acesso de medicamentos que não foi checado pelo Hospital Santa Bárbara e foi usado para fins de acesso para aplicar as medicações, sendo que dois dias depois a mãe, que acompanhava a criança no hospital, observou que a mão esquerda de A. estava inchada e como o local estava enfaixado, chamou a enfermeira para verificar. A enfermeira tirou o acesso e a mãe se espantou com o tamanho do hematoma não mãozinha da filha. 

A enfermeira chamou o médico, que deu apenas uma “olhada” e, em seguida, a criança foi transferida para o Hospital Estadual de Sumaré (HES), onde a vítima se recuperou da bronquiolite e deu início ao tratamento seguido de cirurgia na mão devido aos ferimentos causado pelo cateter para aplicação dos medicamentos. 

A mãe contou que após a cirurgia, a filha recebeu alta hospitalar no dia 17 de abril e se encontra em recuperação em sua casa e está sendo acompanhada pelo Hospital Estadual de Sumaré. 

A Polícia Civil entregou a mãe o requerimento para exame de corpo de delito no IML, de Americana. Após o registro do boletim de ocorrência de lesão corporal, a família tem o prazo decadencial de 180 dias para propor uma representação criminal aos responsáveis pelo atendimento à criança. 

 

A reportagem do SBNotícias publicou o caso da bebê no final de semana, e procurou a administração do Hospital Santa Bárbara e também a Secretaria Municipal de Saúde para se posicionarem. Até o momento a Secretaria de Saúde não deu nenhum retorno.

CATETER 

Um cateter é um tubo fino e flexível que é inserido em um vaso sanguíneo ou cavidade do corpo para permitir o acesso a essas áreas. Ele pode ser feito de diferentes materiais, como plástico, silicone, poliuretano ou metal, e pode ter diversos tamanhos e comprimentos, dependendo da finalidade para a qual é utilizado: administrar medicamentos ou realizar exames diagnósticos. 

Obs: Reportagem publicada pelo SBNotícias no dia 21 de abril de 2024. Atualizada com a nota do Hospital.