A Corrida Pernas da Alegria, organizada pelo Instituto Pernas da Alegria, reuniu mais de 4 mil pessoas em uma celebração de inclusão e superação na manhã de domingo (29), em Americana. A Corrida é uma iniciativa que vai muito além do esporte.
Durante o evento, pessoas com deficiência (PCDs) participam em triciclos adaptados, empurrados por voluntários, carinhosamente chamados de "pernas". O sentimento de atravessar a linha de chegada é um marco tanto para os PCDs quanto para os voluntários, que experimentam a força da inclusão na prática.
Neste ano, a corrida teve um propósito ainda maior: atingir a meta de 1000 inscritos para a arrecadação de fundos necessários para a compra de cadeiras de rodas, órteses e próteses adaptadas para 5 crianças com deficiência. A organização informou que o sucesso foi absoluto, com a meta sendo atingida e garantindo que essas crianças possam ter mais qualidade de vida com as cadeiras, uma das principais necessidades enfrentadas por muitas famílias atendidas pelo Instituto.
Um Evento de Inclusão e Solidariedade
Além da corrida, o evento contou com diversas atividades que envolveram toda a comunidade, como sorteios e apresentações culturais. Para muitos dos participantes, o contato com a realidade das pessoas com deficiência foi uma experiência transformadora. A Corrida Pernas da Alegria mostrou, mais uma vez, que a inclusão pode – e deve – ser parte do dia a dia de todos.
O Instituto Pernas da Alegria, fundado com a missão de promover a inclusão social de pessoas com deficiência através do esporte, tem expandido suas atividades para apoiar essas famílias de várias formas. Desde a compra de cadeiras de rodas até a oferta de remédios e fraldas, o Instituto é uma verdadeira rede de apoio para quem mais precisa.
Com o sucesso dessa edição, o Instituto já começa a planejar novos eventos e corridas. Cada vez mais, a inclusão e a solidariedade são reforçadas, mostrando que, com ações como essas, é possível criar uma sociedade mais empática, acolhedora e justa.
A História da Palhaça Lilica e sua ligação com a Inclusão
Há 14 anos Lilica Amâncio, atua como palhaça em Americana, é a fundadora do Instituto Pernas da Alegria. Sua trajetória começou com um desejo genuíno de criar momentos de alegria e inclusão para pessoas com deficiência, sempre utilizando o poder da empatia. O seu trabalho com o Instituto tem sido uma extensão dessa missão. Através de sua alegria, ela leva sorrisos e esperança para as crianças e suas famílias, ao mesmo tempo em que promove uma mensagem poderosa sobre o valor da inclusão social.
Ao longo dos anos, Lilica foi criando o sonho de criar um Instituto e em 2023 nasce o “Pernas da Alegria’, que está ajudando a transformar a vida de inúmeras famílias, tanto com eventos como a Corrida Pernas da Alegria quanto com outras ações inclusivas. Sua presença nos eventos não apenas alegra, mas reforça a importância de acolher as diferenças de maneira leve e divertida.