Chuva: Defesa Civil Estadual mantém canais para informar a população

Por Portal SP 11/02/2020 às 21:30

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo mantém canais de comunicação para alertar e orientar a população paulista em situações de emergência. Por meio desses serviços, o cidadão recebe avisos sobre eventos de riscos como mudanças abruptas de temperatura, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, inundações, vendavais e chuvas de granizo.

SMS

Uma das possibilidades é receber alertas por SMS (mensagens de texto) no celular. Para isso, basta mandar o CEP da localidade que deseja acompanhar para o número 40199. O CEP pode ser enviado em qualquer formato, por exemplo 05650-905. Após receber a mensagem de confirmação, o telefone cadastrado já começará a receber os alertas para sua região.

É possível cadastrar mais de um CEP. Basta repetir o procedimento para cada localidade. O serviço é gratuito.

Mensagens em TV por assinatura

Desde outubro de 2019, a Defesa Civil emite aos clientes de TV por assinatura avisos de desastres naturais – como mudanças abruptas de temperatura, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, inundações, vendavais e chuvas de granizo –, transmitidos durante as programações por meio de pop-up (mensagem sobreposta à tela) e abrangendo todo o Estado de São Paulo.

Não será necessário que os assinantes se cadastrem. Os alertas serão veiculados durante a programação por meio do envio de mensagens pop-up – imagem sobreposta à tela –, com exposição de 10 segundos e opção de fechamento opcional.

Na internet

A Defesa Civil mantém perfis oficiais nas redes sociais, além de um site (www.spalerta.sp.gov.br) com informações completas e dicas sobre o que fazer antes, durante e depois de eventos adversos mais comuns, com o propósito de preservar vidas e reduzir danos humanos, ambientais e materiais.

A Defesa Civil estadual também atualiza constantemente o perfil do Twitter (twitter.com/defesacivilsp) e do Facebook (defesacivilestadual), com alertas e previsões do tempo.