Tupi e Caiubi, 95 anos

25/07/2017

Comemoramos, em todos os 29 de Julho, o aniversário de nosso bairro e de nosso irmão gêmeo, o Caiubi. Já se passaram 95 anos e muitas lutas para podermos conquistar as melhorias mínimas, para que todos tenham qualidade de vida. Quantos munícipes como: José Basso, Marcelino Boaretto, Augusto Marengo, José Gonçalves Barroso, Antonio Angolini e tantos outros que acreditaram e contribuíram para as conquistas alcançadas. Como seria bom podermos identificar todos aqueles que, de uma forma ou de outra, ajudaram a comunidade, em seu amplo sentido \"comum unidade\".

Acompanho a evolução desses bairros, desde os anos 50 e, por morar no Tupi e, também, por ter os laços afetivos com o Caiubi, dediquei-me a levantar um pouco de suas histórias, colecionando fotos, notícias, depoimentos, documentos e objetos. Quero deixar para as futuras gerações, um pouco de nosso passado e as histórias do presente, que serão passado amanhã.
Vejo nossa região renascer na ecologia, dando um grande exemplo, na conservação e plantio de tantas árvores, é só observar, já temos belos exemplos de reflorestamento, seremos um ponto turístico em breve.

Vejam, já recebemos muitos visitantes, principalmente nos finais de semana, pois, ao todo, são milhares de chácaras recebendo visitantes, o Automóvel Clube com suas atividades, nosso Horto Florestal, nossa Festa de São João, os pesqueiros, a lanchonete \"Edson Conveniência\", as festas do Caiubi, o Rio Piracicaba, conhecido pela música, em todo o Brasil. Acreditem, por tudo isso seremos um pólo de turismo, em futuro breve. \"Creditem\" nessa idéia, ela servirá a todos, poderemos ser conhecidos, no futuro como: \"Estância Turística de Tupi\", não seria uma evolução?

Uma comunidade consciente de sua vocação pode contribuir, e muito, com esse desenvolvimento, ainda que sejam tomados os mínimos cuidados, como exemplo: mantendo a frente de sua casa limpa, ajardinada, sempre bem pintada com cores modernas. Não sujar as ruas e, jamais, jogar entulhos em locais inadequados, com certeza, estarão dando a primeira e grande contribuição.

Quando digo Turismo Regional, estou incluindo todo o Distrito de Tupi e toda a região do Caiubi, Cruzeiro do Sul, Paraíso e Vale das Cigarras. Somente com a união de todos em torno dessa idéia é que estaremos evoluindo para um futuro ainda mais próspero do que o sonhado por nossos antepassados.

Antonio Carlos Angolini, historiador

 

 

COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados