Os estímulos na formação do caráter

Por Por Valéria Caetano da Silva 02/05/2024

Na criança, o caráter responde em parte à região instintiva e em parte à região sensível. São duas correntes opostas que, ao se chocarem, realizam os diferentes impulsos, repercutindo no caráter com efeitos benevolentes e, outros, violentos.

Como a região sensível é muito sútil na criança, todas as coisas a impressionam profundamente, de tal forma que, segundo os estímulos, são as reações que produzem estados de hipersensibilidade que, ao menor estímulo, geram nela excitações violentas que na maioria das vezes são negativas, chegando até a inverter a vontade em sua adolescência. 

O caráter se forma pela impressão dos estímulos. Na criança, o caráter está em formação. Não há, portanto, caráter. São os estímulos que operam nela que vão formando ao longo de sua existência. 

Desde o nascimento, até certa idade da vida (e muitas vezes até morte) sempre predominará os primeiros estímulos que se prolongarão pela ação de outros estímulos similares   que o próprio caráter vai atraindo pela força do hábito. 

Até a criança chegar à puberdade, buscar-se estímulos sempre naturais, nunca artificiais.

O estímulo natural é aquele que incita a criança à compreensão das coisas que a rodeiam e que combate a tendência de fazê-la acreditar que vive em um mundo, ou estado, que não lhe pertence.

O estímulo artificial é aquele que leva a criança a ter ambições de coisas que os pais não podem custear-lhe, incluindo-se aí tudo aquilo que tende a inculcar nela o que é errôneo. Esses são alguns aspectos do estímulo artificial. 

Não existe nada que ajude na formação do caráter da criança que os estímulos, devendo tratar-se de que sejam sempre saudáveis e positivos. 

Um exemplo de estímulo negativo, que produz na criança esse estado de hipersensibilidade, que lhe embota a mente: se em uma criança que, pelas causas referidas, é tão impressionável se inculca o temor aos fantasmas, aos ladrões e a tudo aquilo que lhe possa causar horror ou terror, em breve tempo sua vontade se inverte e ela fica à mercê dos sacudimentos internos provocados pelo contato de qualquer coisa que excite sua sensibilidade, predisposta pela ação desse estímulo ao medo. Essa hipersensibilidade, ao inverter-lhe a vontade, reproduz continuamente a imagem desse estímulo em sua mente, convertendo-se em imaginação, de modo que o que antes era uma sensação emocional, depois provoca verdadeiras comoções mentais que podem ocasionar desgastes nervosos de consequências fatais.

* Valéria Caetano da Silva é professora, pesquisadora na área da Educação e autora do livro Metodologia Ludocriativa

PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO - PSD
COMISSÃO PROVISÓRIA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA D’OESTE-SP

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convenção Ordinária para escolha de candidatos e/ou coligação

O Presidente da Comissão Executiva Municipal do Partido Social Democrático – PSD de Santa Bárbara d’Oeste-SP, convoca seus convencionais, nos termos do que dispõe os arts. 16, 20 e 34 do Estatuto do Partido, para participarem da Convenção Ordinária a ser realizada no dia 22 de julho de 2024, às 20:00 horas, no escritório político, situada na Rua Joaquim de Oliveira n. 890, Centro, em Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: escolher os candidatos a titular e/ou vice para prefeito e os candidatos para vereador; aprovar as coligações partidárias; analisar e aprovar os planos e proposições de atuação política ou de governo dos seus candidatos; demais assuntos referentes às eleições de 2024 e outros temas de interesse partidário. São convencionais: os membros da Comissão Provisória Municipal ou seus suplentes; e os Vereadores, Deputados Estaduais, os Deputados Federais e os Senadores domiciliados nesta jurisdição eleitoral.

Santa Bárbara d’Oeste-SP, em 17 de julho de 2024.

_________________________
Paulo César D’Elboux
Presidente Municipal do PSD

O Presidente da Comissão Provisória Municipal do PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT do município de Santa Bárbara d’Oeste-SP na forma de seus Estatutos e da legislação vigente, convoca os integrantes da Comissão Provisória Municipal, os Vereadores, os Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores do PDT com domicilio eleitoral no município , bem como, os presidentes de movimentos partidários legalmente organizados no município para a Convenção Municipal do PDT/Santa Bárbara d’Oeste, no dia 25/07/2024, com início às 19:00 horas e término previsível para as 22:00 horas, na Rua José Alves n.75, Vila Santana, desta cidade, para deliberação da seguinte, com funcionamento mínimo de três horas; (Art. 19, Parágrafo Único, do Estatuto Partidário), para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:

1. Aprovação da Escolha dos candidatos do PDT/Santa Bárbara d’Oeste ao cargo de Vereador nas eleições proporcionais do próximo dia 06 de outubro;
2. Decidir sobre alianças e coligações municipais;
3. Assuntos gerais;
4. Encerramento da convenção.

Santa Bárbara d’Oeste-SP, 17 de julho de 2024.

_________________________
Adolfo Basso
Presidente do PDT/Santa Bárbara d’Oeste